-
Arquitetos: Marc Perrotta
- Área: 309 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Fabian Martinez
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta antiga casa no centro histórico de Mérida, capital do estado de Yucatán, recebeu ao longo dos anos diferentes e fragmentados anexos que, com este projeto, foram removidos e substituídos por uma adição contemporânea criando três pátios exuberantes para o máximo de luz natural e ventilação cruzada. Além de uma casa de pedra histórica, no local também havia uma grande palmeira real. Em um esforço para salvar a árvore e criar uma relação mais íntima com ela, a casa foi projetada para envolvê-la. O volume histórico existente foi renovado com uma fachada restaurada e novos acabamentos emblemáticos da arquitetura histórica de Mérida, como paredes de gesso e pisos de azulejos coloridos. As vigas de aço e o teto abobadado da casa original foram restaurados.
Em contraste com as grossas paredes de pedra e as altas aberturas da casa histórica, a nova adição é uma estrutura de concreto resistente que é preenchida com uma tela de vidro, pedra ou tijolo, dependendo do programa. A nova sala se eleva ao encontro do topo da piscina e oferece espaço para uma cisterna. A mudança de elevação também melhora o deslocamento da frente da casa, com seu escritório e espaço de trabalho, até a parte posterior mais silenciosa. Aqui, a sala de estar é cercada por um jardim desértico com plantas nativas e outro denso e selvagem, dois ambientes distintos que exigem pouca ou nenhuma rega. A face norte da adição de dois andares é inclinada minimizando o ganho de calor solar. A casa é dividida em três pátios: um pequeno pátio tradicional com hera e flores, um jardim nativo do deserto no meio e uma selva nos fundos que proporciona privacidade para a casa de hóspedes. Além da casa principal há uma pequena edícula rosa e despensa. Abaixo do arco da casa de hóspedes há um acesso separado da piscina em uma plataforma flutuante de gesso chukum. A casa de hóspedes é finalizada com blocos de concreto feitos à mão que foram moldados no local.
Por toda parte, a materialidade e os acabamentos da casa são crus, porém táteis, e mostram a execução da obra. A casa inclui janelas e portas de aço personalizadas, ademais da marcenaria feita sob medida. Além da fachada pintada, todo o gesso é colorido, incluindo rosa na casa de hóspedes e verde claro no escritório. Além de materiais duráveis e grandes extensões de vidro para luz natural, os painéis solares no telhado fornecem eletricidade à rede para reduzir o consumo e a manutenção. Os jardins do pátio também garantem uma brisa quase constante, em vez de depender apenas do ar-condicionado para resfriar a casa.